segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Samba Chula Mirim Flores da Pitanga


 
 
 


O Samba Chula Mirim Flores da Pitanga é uma iniciativa do Projeto Essa viola dá samba em parceria com Associação Cultural Zé de Lelinha, é formado por jovens, crianças e portadores de deficiência da comunidade da Pitangueira em São Francisco do Conde, reduto de antigos Sambadores e violeiros da cidade e de onde surgiu um dos mais tradicionais grupos de samba do Recôncavo: O Samba Chula Filhos da Pitangueira.

Assim como o tradicional grupo, o samba mirim mantém a tradição dos ponteios da quase extinta viola machete, instrumento de origem portuguesa e essencial na vertente do samba de roda conhecida como samba chula, samba de viola ou samba amarrado.

A viola machete que enfrentou um processo de quase extinção voltou a ser produzida no Projeto Essa viola dá samba que também transmite aos seus alunos o seu repertório ancestral e tradicional do samba chula.

domingo, 13 de dezembro de 2015

Projeto Essa viola dá samba exibe curta

A Associação Cultural Zé de Lelinha convida o público e comunidade de Sambadores para a exibição do curta ESSA VIOLA DÁ SAMBA! O filme recolhe depoimentos e a musicalidade de Mestres do samba chula e violeiros da região de São Francisco do Conde no Recôncavo da Bahia, simultaneamente apresentando a nobre arte da Lutheria e a transmissão de saberes do Luthier Rodrigo Veras aos alunos do Projeto no processo de feitura artesanal da viola machete.
Participação especial dos Sambadores: Boião, Zeca Afonso, Zé de Paulo, Ranufo, Dioníso, Mundinho, Neném, Milton Primo, alunos do Projeto Essa viola da Samba e Samba Chula Filhos da Pitangueira

SERVIÇO:
Exibição do Curta: Essa viola dá Samba! 2015 (30 minutos)
Direção: Milton Primo
Data: 10 de dezembro de 2015
Local: Auditório da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n – Centro
São Francisco do Conde Ba
Horário: 17:30 h
Entrada grátis